Varicela
Cá em casa a varicela chegou com a Matilde dia 18 Fevereiro (quinta feira).
Começou devagarinho, com poucas borbulhas e pouca comichão mas em 48 horas ficou com o corpo cheio de borbulhas e também com muita comichão. A varicela é daquelas doenças que é bem melhor vir em pequenos do que em adutos e a altura até foi boa ,assim para o ano lectivo já não tem que faltar às aulas, bom mesmo era a Leonor ter também que já ficavam arrumas.
Claro que não foi fácil estes dias! A Matilde ficou com muitas borbulhas na cabeça, no pescoço, costas e barriga até debaixo do pé teve coitadinha, nem conseguia andar e como lhe davam comichão ela pedia-nos para sermos nós a coçar e não ela. Os primeiros 3 dias foram os mais complicados, primeiro porque andamos sempre a chateá-la para besuntar de pomadas e depois porque causa mau-estar e febre (no caso da Matilde ela teve um bocadinho) e origina algumas lesões na pele que causam comichão.
Depois deste dias como começou a aliviar a comichão ela já brincava mais e já se conseguia distrair.
O tratamento aqui em casa foi colocar nas borbulhas o betadine para secarem, demos o Aerius para as comichões, usei o gel de banho da Aveeno, que é o que já uso para peles atópicas sem cheiro, para o corpo e cabelo. Para o corpo usei também o creme Aveeno e também compramos o creme A-derma Cytélium Loção para o trtamento das lesões da varicela. Na cara usei também o Halibut pomada.
Podemos resumir as vários fases da varicela sendo a primeira fase o aparecimento das borbulhas, a segunda fase quando elas criam água, a terceira quando a borbulha passa a ferida e a última fase o aparecimento da crosta.Tudo isto demora uns 6 a 7 dias, desde o início ao fim.
Agora há que continuar a ter cuidados com a pele até ela ficar totalmente livre destes vestígios.